terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dona Beija

Ana Jacinta de São José, apelidada de Dona Beija ficou conhecida por sua beleza exuberante. Ainda muito nova, torna-se noiva de Manoel Fernando Sampaio - o único e grande amor de sua vida. Acontece que D. Beija durante esse período é raptada pelo ouvidor de Portugal com quem passa dois anos depois disso ele retorna para Portugal e ela à Araxá. Ao chegar na cidade, descobre que Manoel casara-se com outra. Sentindo-se traída e vista pela sociedade da época como uma mulher sedutora e de comportamento duvidoso, é marginalizada e discriminada. Neste contexto resolve montar um luxuoso bordel na região com quem dormia todas as noites com um homem diferente. A fama de sua beleza extrapolou a região e cada vez mais homens ricos e poderosos a cobriam com jóias e influência. Reza a lenda que uma noite, uma única noite, seu grande amor Manoel Fernando invade o bordel embriagado, e Ana então resolve deitar-se com ele. Dessa única relação, D. Beija engravida e dá a luz a uma menina. Em 1853, D. Beija deixa o ramo e muda-se para uma cidade próxima chamada Bagagem (hoje Estrela do Sul) onde participa da corrida do diamante. Ela também demonstra muito talento para o novo ofício e acha grandes diamantes que ajudaram-na a completar sua fortuna.
Em Araxá, a mitologia gerada em torno da cortesã é tamanha que atrai turistas todos os anos. Existe um museu com suas roupas que conta sua história. D. Beija apenas deixou-se retratar poucos dias antes de sua morte - tuberculose devido a intoxicação com os metais utilizados no garimpo.
Essa é uma versão das histórias contadas sobre essa interessante mulher. Há mini-séries envolvendo o tema, livros, dissertações. O importante aqui é deixar um pouquinho do mistério e aguçar a curiosidade dos leitores sobre o nosso tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário