segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Entrada no mercado de trabalho

Com a I e II guerra mundial o homem está frente ao campo de batalha ,oque faz com quem as mulheres passem a assumir os negócios de família e a exercer o papel do homem no mercado de trabalho, mas com o fim da guerra muitos homens ficaram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
No século XIX, com a consolidação do sistema capitalista inúmeras mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, boa parte da mão de obra feminina foi transferida para as fábricas.
exercendo atividades nas industrias principalmente a partir do momento em que as mulheres se mostraram capazes de contribuir para o sustento de suas famílias, não foi mais possível tratá-las apenas como donas-de-casa ou objetos de prazer.
Nesse sentido perante o mercado de trabalho e da vida sexual, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década de 60, foi outro fator que junto com as grandes guerras e a consolidação do capitalismo, foi importante por ser responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal. Porém, elas também queriam igualdade de direitos de decisão e  de salários,  visto que as  difíceis condições de trabalho que lhes eram impostas ,como exploração,uma longa jornada de trabalho, diferenças salariais acentuadas eram comuns oque  conduziram-nas a reivindicações que coincidiam com as da classe operária em geral. É, pois, dessa época que data a estreita relação do feminismo com os movimentos de esquerda.. Até o sutiã foi queimado em praça pública, num símbolo de libertação.Os 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua, em julho de 1969, e com um grande show de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.

Desta forma vale salientar que o objetivo de plena igualdade, nunca radicalmente alcançado, realizou-se de forma muito desigual nos diversos países. Porém O impacto proporcionado pela ação política do movimento feminista é responsável pela gradativa mudança de mentalidade que vem se processando na sociedade, juntamente com a implementação de políticas públicas que têm contribuído para a transformação da condição social das mulheres nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário