domingo, 2 de janeiro de 2011

Sexo, Gênero, Sexualidade e Construção Social. 1/4

Ao longo das postagens nesse blog acompanhamos posts com curiosidades sobre sexo, mulheres, prostituição e outras minorias discriminadas como travestis, gays e lésbicas. O tema sexualidade, em geral, é repleto de tabus e isso torna o tema muito desafiador.

Sexo tem um estigma social principalmente relacionado à ação da religiosidade – herdado da cultura tradicional judaico-cristã orientada no Ocidente – que tolhe o gênero humano de lidar tranquilamente com uma dimensão de sua existência. Falar sobre mulheres também é complicado uma vez que se percebe uma ação de dominação que buscou transformar mulheres em seres submissos e inferiores. Esses são uns dos motivos para que o tema prostituição tenha vindo à tona.

Nota-se que é necessário criar um espaço de discussão, um espaço cujo intuito é dar voz a quem não tem efetivos mecanismos de fala em sua comunidade. Principalmente em relação as prostitutas que são mulheres que fazem parte sim da sociedade, por mais que “tentem ignorá-las, escondê-las, empurrá-las para o gueto, para a marginalidade, elas têm engendrado esforços para falar em uma linguagem que a esfera pública compreenda com o propósito que sua profissão seja reconhecida e que seus direitos básicos sejam respeitados” (Xavier, 2008).

Este trabalho será baseado em uma pesquisa etnográfica relacionada à análise do discurso das profissionais do sexo sobre a legalização de seu trabalho, desenvolvido pelo pesquisador Sandro Xavier, que atualmente leciona na Universidade de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário