segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na literatura...

Alguma das diversas obras relacionadas á mulher e seus direitos.

O SOCIALISMO E A EMANCIPAÇÃO DA MULHER Primeira Edição: Clara Zetkin — in Notas de Meu Diário. Lênin, Tal Como Era. Páginas escritas depois da morte de Lênin.Fonte: , Editorial Vitória, 1956

No livro é abordado várias tematicas indo do trabalho operario das mulheres nas fabricas , o direito ao divórcio entre outros como o papel da mulher na construção do socialismo.
Em 1920 Lênin diz que é desnecessaria dizer que ele considerasse a plena igualdade social da mulher como um principio indiscutivel do comunismo. E que o partido Bolchevique fornece quadros experimentados para o movimento feminino comunista internacional e no mesmo tempo serve de grande exemplo histórico ,pois as mulheres demonstraram coragem e suportaram as privações , durante a revolução Russa.






 


Betty Friedan lançou a "Mística Feminina" em 1963, como resultado de suas pesquisas sobre o estilo de vida estadunidense que incentivava a mulher a ser apenas dona-de-casa e viver em função do marido e filhos. De acordo com o obituário de Friedan no New York Times, A Mística Feminina teria "colocado fogo no movimento feminista contemporâneo, em 1963, e, como resultado, transformado permanentemente o tecido social dos Estados Unidos e dos países ao redor do mundo",








O  SEGUNDO SEXO (Le Deuxième Sexe )


é um livro escrito por Simone de Beauvoir, publicado em 1949  e uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento feminista. O pensamento de Beauvoir analisa a situação da mulher  na sociedade.


A MISTICA FEMININA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário