segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uma breve história sobre a indepedência feminina

Em uma visão ampla buscamos enfatizar no blog um olhar à respeito da prostituição, no entrando para se chegar de forma coerente não poderiamos deixar de passar brevemente  alguns pontos como a  indepência feminina , a história da sexualidade ,das relações de gênero até a chegada da real abordagem da prostituição

 
 

Os movimentos feministas fizeram a sociedade olhar para a mulher diferente. E assim é necessário reformular o conceito de que mulher está a serviço do homem e que é somente uma auxiliar ou serviçal ( domestica e sexual).
O símbolo astrológico
do planeta
Vênus, assim batizado
em homenagem
à deusa romana do amor;
devido
à intensa luz que
emana, na
astronomia,
é, além da
Lua, o único
corpo celeste que pode
ser visto tanto de dia
como de noite
.
Nas camadas sociais quem há um discurso patriarcal reforçada pela religiosidade judaico- cristã é muito natural relacionar a mulher com aspectos voltados à família,maternidade,marido. E devido à esses aspectos surge a corrente do feminismo,que é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campos. Embora ao longo da história diversas correntes filosóficas e religiosas tenham defendido a dignidade e os direitos da mulher em muitas e diferentes situações, o movimento feminista remonta mais propriamente à revolução francesa.
Desde o início da revolução, as francesas participaram ativamente da vida política e criaram inúmeros clubes de ativistas femininas. A convulsão desencadeada em 1789, além de pôr em cheque o sistema político e social, então vigente na França e no resto do Ocidente, encorajou algumas mulheres a denunciar a sujeição em que eram mantidas e que se manifestava em todas as esferas da existência: jurídica, política, econômica, educacional etc.

Acadêmicos dividiram os movimentos históricos cronologicamente em 3 vertentes:
*
Sufrágio feminino -Século XIX e em meados do XX , foi voltado inicialmente para a preocupação com do direito da mulher voltar, a igualdade entre homens e mulheres e promove oposições aos casamentos arranjados.
*A segunda vertente aponta ideias e ações que relacionam aos movimentos de liveração feminina na decada de 60 ,que agrupa a primeira também mas introduz a preocupação ao fim da discriminalidade ,lutando assim pela igualdade legal e social para as mulheres e discute pouco mais aspectos sobre o aborto que não é tão abordado na primeira vertente;
*E a terceira -Decada de 70 vem como uma continuação da segunda, reparando assim as falhas que existiram.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo#Primeira_onda






Nenhum comentário:

Postar um comentário