domingo, 2 de janeiro de 2011

BREVE HISTÓRICO DA SEXUALIDADE


A Organização Mundial define como sexualidade:" Uma energia que nos motiva a procurar um amor,contato, ternura,intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, tocamos e somos tocados,é ser sensual e ao mesmo tempo sexual,ela influencia pensamentos e sentimentos.

A sexualidade é um assunto que causa receio em muitos ao ser abordado pois, mesmo com todas as liberdades alcançadas sobre o assunto, ainda hoje encontra-se certa dificuldade em expor idéias e opiniões .Ela se transformou em uma necessidade humana agora melhor compreendida.Nos primórdios a sexualidade era ligada somente a reprodução para que a espécie fosse perpetuada por um casal,para o filosofo e pensador Foucault essa seria uma hipótese repressiva,o que hoje podemos dizer mais livremente que concordamos.Para a psicanálise a sexualidade é o centro do comportamento dos humanos. Freud foi um dos primeiros a dizer que as crianças eram dotadas de sexualidade e que se automanipulavam em busca de prazer. Seus estudos contribuíram imensamente para o avanço da história da sexualidade.

Muitas formas de regular a sociedade em relação ao sexo aconteceram e um exemplo disso foi o surgimento da população com problemas econômicos ,sendo assim necessário analisar taxas de natalidade, idades para se casar entre outros quesitos.Ao pensar em todas essa proposições o sexo foi assinalado como perigo, e até hoje é tratado assim por pessoas com costumes mais recatados.

Na idade média, muitos conceitos mudaram principalmente no que diz respeito à sexualidade feminina, onde o padrão imposto pela sociedade cristã era mais forte e detinha o poder de julgar da época.Santo Agostinho é um dos responsáveis pelo pensamento que a sexualidade até mesmo dentro do casamento é mau.No livro de Gêneses da Bíblia a mulher é vista como precursora da tentação do homem, como sexo, prazer e carne.Por esse motivo o certo era ser tratada como submissa e reprimida.

No século XIX houve o combate e a repressão aos desejos sexuais, mas mesmo assim abria-se um espaço maior a sexologia. Em meados do século XX Freud surgia com mais especulações a respeito da sexualidade.Já no século XXI a sexualidade passa a ser mais natural, não deixando mesmo assim de ser tratada como pecado por alguns , mas com tabus diferentemente encarados.

5 comentários:

  1. Meninas,
    parabéns pelo trabalho, puxaram ao professor da disciplina, muito bem feito. Fiquei orgulhoso de vocês, espero que muita gente leia o material.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela parabenização.
    Também espero que leiam rs ;D

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, é realmente muito gratificante poder receber parabenizações pelo fruto dos nossos esforços!!!
    Esperamos que todos leiam e posssam gostar!!!

    ResponderExcluir
  4. Ao longo da história, a expressão da sexualidade e gênero tem sido palco das mais diversas manifestações e pesquisas no âmbito da sociedade, "Muitos tipos de violência, são aceitos, estimulado e até mesmo recompensados pela sociedade. Muitos homens que ao reconhecer um potencial intelectual ou profissional em uma mulher, logo promovem vários tipos de insultos e discriminações, tentando torna-la impotente, frágil e até mesmo doente, não aceitando que igualmente como todo ser humano é dotado de inteligência e capacidade, atributo que não é restrito só a homens ou mulheres, logo tentam destruir a auto-estima delas. Mas, já está na hora de mudar.
    Parabéns pelo seu blog. serei mais um de seus inúmeros seguidores.
    Prof, José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com

    ResponderExcluir