domingo, 2 de janeiro de 2011

Filha, Mãe Avó e Puta - Gabriela Leite




Esse nome certamente tem uma enorme contribuição em assuntos relacionados à prostituição, já que Gabriela, ex-prostituta da Boca de Lixo em São Paulo e da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro, é socióloga formada pela Universidade de São Paulo, que começou a cursar em 1969.É fundadora da ONG Davida, que defende os direitos das prostitutas e uma das criadoras da famosa marca que veste as “meninas” ; a Daspu.

Gabriela em seu primeiro livro publicado “Eu Mulher da Vida” ,tem seu perfil bem descrito na contracapa pelo jornalista Flávio Lenz César:


"Gabriela tornou-se prostituta por opção. Antes de entrar “na vida”, muitas vidas viveu com intensidade: adolescente classe média, universitária da USP nos anos 60, secretária de multinacionais, mulher de malandro, mãe solteira. Ovelha negra em pele de lobo, ochão fugia aos seus pés quando ela decidiu partir de uma vez por todas, para a marginália. ‘Aí começa o meu grande tesão de atuar nesse mundo.’

Das zonas na Boca do Lixo, em São Paulo, à militância política nas organizações internacionais de prostitutas, muitas águas rolaram. Em sua luta pela dignidade das profissionais do sexo, Gabriela se envolveu de corpo e alma em movimentos religiosos e sociais, como a Teologia da Libertação, organizações não-governamentais (ONGs), setores do governo, grupos feministas, partidos políticos, guetos e tribos. Sem temer podres poderes e nunca engolindo hipocrisias, ela desvenda os bastidores desses diversos mundos e nos mostra que estamos todos no mesmo barco, participando de uma difícil batalha pelo encontro de um desejo, que é pessoal e único.

Nesse campo do sonho e do desejo atua a prostituta. Mulher da vida, guarda consigo a chave de um mistério, que sempre será mágico."


Filha, Mãe, Avó e Puta

Filha, Mãe, Avó e Puta - A história de uma mulher que decidiu ser prostituta. É esse o título da biografia de Gabriela Leite, a ex-prostituta fundadorada ONG Davida (que lida com garotas de programa), e da polêmica grife Daspu. Lançado pela editora Objetivo, Gabriela conta um pouco de sua história, a sua passagem por zonas de prostituição em São Paulo, Minas Gerais ate chegar à Vila Mimosa no Rio de Janeiro; conta ainda da perda da guarda das filhas, e o impacto da exclusão social quando começou a lutar pelos direitos da prostitutas.



"Entrei para a prostituição porque queria ter uma vida mais livre,experimentar a boemia coisa que sempre gostei muito. Claro que não foi fácil, mas não me arrependo da minha decisão. O preconceito existe, fui posta de lado pela minha família, fiquei longe das minhas filhas. Mas eu acho que se você assume algo e existe um preconceito contra, você tem que ir a luta para que um dia esse preconceito acabe" Afirma Gabriela Leite (ao jornal O GLOBO).

Os 10 mandamentos de uma prostituta segundo Gabriela Leite:

1. Serás discreta. Jamais apontarás um homem na rua e dirás que ele é teu cliente;
2. Não beijarás na boca. Beijo na boca é afetivo, só o darás a quem quiseres;
3. Não terás cafetão. Não cairás nesta cilada, sob pena de acabares na sarjeta;
4. Não revelarás a fantasia do próximo. A fantasia do teu cliente é secreta e sua identidade jamais poderá ser violada;
5. Não te apaixonarás pelo teu cliente;
6. Não sairás da zona para morar com o cliente, sob pena de na primeira briga ele jogar na tua cara: "Fui eu que te tirei da vida!" E tu voltarás para a zona com o rabinho entre as pernas;
7. Terás ética. Nunca misturarás diversão e trabalho, mas deverás desfrutar das duas coisas;
8. Cobrarás. Dentro da zona jamais poderás receber um cliente sem que ele pague por teus serviços;
9. Desconfiarás da cafetina. Por mais que a dona da casa seja boazinha, não poderás ficar na mão dela. Terás que mostrar, com educação, que tu também és esperta;
10. Terás orgulho da tua profissão e usarás camisinha

Um comentário: